Menu

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Muito confundida com surrealismo, a arte fantástica se difere pelo fato de mostrar coerência em sua representação mesmo sugerindo fantasias e alusões ao imaginário. Dentro da Arte Fantástica encontramos elementos abstracionistas, figurativos ou até mesmo realista com expressões relativamente singulares ou ilusórias através de mitologias e lendas.

Jardins das Delícias Terrenas-Hieronymus Bosch (1450-1516)

O pintor medieval é considerado por muitos o precursor do surrealismo por seu trabalho aparentemente mostrar cenas surreais. Este é um detalhe mais conhecido de sua obra, ela ainda possui duas asas laterais que não são mostradas na imagem acima. Por não ser um trabalho que simboliza temas de sonhos ou inconsciente mas que entra no âmbito religioso, não pode ser considerado surrealista, mas sim tema fantástico, pois a partir do momento em ele representa o paraíso terrestre em seu centro e o inferno em suas asas através da luxúria, prazeres carnais, temos cenas que são temas de crenças de uma sociedade específica saindo da idéia principal do movimento surrealista.

Marc Chagall

"Destoa de tudo hoje e destoava então. Em pleno auge do construtivismo russo, no começo do século 20, bolcheviques perguntavam a Chagall o que suas vacas voadoras tinham a ver com a Revolução Russa. Ele rompe com os
líderes do movimento, mas não descarta certa geometrização em suas telas com animais, violinistas e amantes em voo livre.
Se não tem a ver com a revolução, tem a ver com a tradição do hassidismo judaico, que pregava a busca do êxtase nas relações com Deus e suas
criações no mundo terreno. Chagall mescla tradições e arma um universo cor-de-rosa -a série de gravuras "Dafne e Cloé" é talvez o exemplo mais sólido, na mostra, desse mundo paralelo, embevecido de cores.
Filho de açougueiro, Chagall não esquece bezerros, vacas e os animais de sua vila. Mais tarde, em Paris, tudo ressurge como sonho, cenário pastoril
fundido à metrópole que embala toda a sensualidade delicada".
Em seu trabalho temos a mistura do imaginário e realidade. Singelas e belas as obras de Chagall (também umartista fantástico) nos inserem dentro de seu mundo, mostrando a história de seu povo, suas vivências e lembranças. Suas cores únicas nos transportam a seu mundo fantásticorepleto de poética, vida, sonhos, folclore, fantasia e memória.


Auto Retrato com 7 dedos O Violinista

Solidão O Malabarista

Arte Fantástica no Brasil
Em nosso país temos uma grande variedade de crenças como por exemplo as de clãs indígenas que acreditam em tabus e deuses que eram vividos anteriormente por homens primitivos.
A Arte Fantástica brasileira oi introduzida por Ismael Nery um paranaense que falava que tinha o sangue indígena. Em 1927 foi à Paris e conheceu Chagall. Ao voltar para o Rio de Janeiro, com aquarelas e guaches. Fazia trabalhos em cima do tema fantástico. Mesmo havendo pintores fantásticos em outras regiões como no Sul do Brasil.
Sou admiradora do trabalho de Reynaldo Fonseca, "pintor pernambucano, um dos mais notáveis pintores do Brasil. Reinaldo estudou com Portinari no Rio, por algum tempo. Mas o maior Mestre da pintura em sua opinião, seria Brodowski com o qual estudou por um período, onde ele e Portinari mostravam-lhe seus trabalhos toda semana para que recebessem do mestre conselhos sobre cores a serem usadas o que seria interessante colocar ou tirar de cada tela".

Fonte: Expressões da Arte Brasileira





Nenhum comentário:

Postar um comentário